Reportar é viver

26/06/2010

Quem não tem ensino médio também poderá fazer Enem

Filed under: Gazeta de Limeira — daizalacerda @ 8:14
Tags: ,

Daíza Lacerda

Estão abertas as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010, que podem ser feitas via internet até dia 9 de julho. Além da inclusão de questões de língua estrangeira, a novidade do exame é que adultos que não fizeram o ensino médio poderão fazer a prova.

Depois da primeira edição do exame reformulado, no ano passado, alunos de cursos preparatórios não preveem mudanças no plano de estudo para este ano. “Não deve mudar, já que estudamos todas as matérias, incluindo línguas”, diz Isabela Rossi, 18. A estudante Elisa de Castro Barros, 18, lembra que o conteúdo visto é para diversas provas, além do Enem. “Mas faremos um simulado antes do exame”, acrescenta.
Já Gabriel Sotto Mayor, 19, acha que o exame ficou mais complicado para alunos da rede pública de ensino. “O novo modelo exige muito mais interpretação”, diz. Embora não haja preparação específica para o Enem, os alunos pretendem usar a nota como pontuação para outros vestibulares.
Adultos que não cursaram o ensino médio poderão prestar o exame. Se obtiverem a pontuação mínima de 400 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento e 500 pontos na redação, a prova servirá como certificação nesta etapa de ensino. Não é necessário ter frequentado a escola regular e nem a Educação de Jovens e Adultos (EJA), apenas ter 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do Enem 2010, que será dia 6 de novembro.
Coordenador pedagógico da Pandora Vestibulares, Carlos Alberto de Oliveira diz que dados da instituição mostraram que, de fato, alunos da rede particular tiveram desempenho superior no novo exame. “Existe um abismo entre um modelo e outro. A prova cobra a matriz curricular do ensino médio. A preparação, no curso, é feita com a revisão desse conteúdo, a partir da base que os alunos tiveram no ensino regular”, diz. Por esse motivo, acredita que será difícil o ingresso no ensino superior de quem não cursou o ensino médio, mas prestará a prova.
Para se inscrever, o interessado deve preencher o formulário disponível em http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao. A taxa de inscrição é de R$ 35. Alunos da última série do ensino médio em escolas públicas não pagam, além de estudantes que já concluíram em anos anteriores e de escolas públicas ou privadas que não tenham condição de pagar e assinem declaração de carência.
As provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro, com início às 13h. O encerramento ocorrerá às 17h30 no sábado e 18h30 no domingo.

DEMANDA
Ainda que não precisem cursar o ensino regular para prestar o exame, o número de jovens e adultos matriculados no EJA em Limeira dá a dimensão do interesse que a nova regra pode atrair entre os que não possuem o certificado do ensino médio. Conforme a Diretoria Regional de Ensino (DRE), a cidade possui 830 alunos matriculados no supletivo do ensino fundamental (5ª a 8ª séries) da rede pública estadual, e outros 1.030 na mesma modalidade do ensino médio, que seriam candidatos em potencial.
As matrículas para o novo ciclo, que começa no próximo semestre, também atraíram grande procura, conforme Silvia Koshikumo, da DRE. “Em duas semanas de inscrições, mais de 300 pessoas compareceram para cadastro”, diz. Ela vê positivamente a ampliação do exame a quem não concluiu a modalidade. “A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) prevê flexibilidade do conhecimento, que pode não necessariamente ser adquirido na escola, mas na vida”, diz.

Publicado na Gazeta de Limeira.

About these ads

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O tema Rubric. Blog no WordPress.com.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: